sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Ontem, estava eu com os meus pensamentos nocturnos, a tentar dissecar o dia que estava a findar e a tentar tirar dele algum proveito mental. Como sempre, numa análise minha, tento perceber o que leva as pessoas a ter determinadas reacções e filosofias de vida. Não concordo com algumas, como é óbvio, mas cada um é livre de a levar como bem entende.Não que a minha seja melhor nem pior, cada um com a sua.

O ser humano é simplesmente fantástico e complexo, e dependendo do ponto de vista de cada um, aliado á experiência por cada um deles vivida, para uma mesma situação podem-se obter as mais variadas reacções. Dentro dos traços de personalidade que nos definem e nos diferenciam, há coisas boas e más, em que algumas nos marcam pela positiva, outras pela negativa. E dentro destas ultimas, temos vários senãos, que todos partilhamos, mas que nuns são mais vincados do que noutros, sendo pelos outros mais toleráveis ou não. Eu por exemplo, tolero bem quase todos, também tenho os meus e não são poucos,e como tal tento ser levar isso em conta. Mas o que simplesmente não tolero, tira-me do sério mesmo e não é fácil, é o egoísmo...

O egoísmo para mim devia de ser considerado um dos 7 pecados mortais, tipo os Magnuns deliciosos que a Olá lançou, mas que fosse tão ácido, mas tão ácido, que quando algum egoísta o comesse, fizesse uma careta medonha e o deixasse de lingua azul,do género dos pinta-linguas da Chupa-Chups como castigo!!!

As minhas guerreiras até são sortudas porque sou uma porreira com elas, tenho uma paciência de santo, a mais pequena então faz coisas que não lembra o Diabo, desde abrir pacotes de 1kg de esparguete no quarto, parti-lo e jogá-lo pelo quarto como se fossem sementes(até as cuecas dos Nenucos tinham esparguete!!!!)e a mãe chegar ao quarto, perder as forças nas pernas perante tal cenário, ajoelhar-se e chorar e ela vir-me consolar, fugir com tomates do frigorifico pela casa para os comer ás escondidas(não, a moça não é selvagem nem tem falta de educação, é mas é traquina demais...)e a mãe com a pachorra que tem lá tenta falar com ela a bem, outras até não hihi, mas leva na boa. Agora se presenciar alguma cena de egoísmo entre elas aí salta-me a tampa completamente e não há garrafa que aguente!!!

O simples som da palavra irrita-me, egoísmo....e quando me refiro ao egoísmo não me refiro apenas ao simples acto palpável de não dar algo nosso a outros, ou emprestar que seja, tipo os putos pequenos quando não dão uma bolacha, ou não emprestam um brinquedo, embora parta daí,mas refiro-me ao egoísmo de sentimentos, de partilha, de preocupação.

Tudo isto surgiu porque como não tenho andado lá muito bem fisicamente falando, talvez note mais ou esteja mais sensível. O Egoismo a nivel de amizades, a nível amoroso, a nível fraternal ou mesmo animal. Graças a Deus que tenho amigos como o Anjo Negro, o Conhecer, JE entre outros que valem a pena, que são verdadeiros mas também há aqueles espécimens raros, tipo sanguessuga, que quando precisam lembram-se de nós, mas quando nós precisamos de uma palavra, um gesto, um sorriso que seja, estão demasiado ocupados para tal, mas sabe-lhes bem quando se tem esse tipo de acções para com eles... Esses esgotam-me o cérebro minusculo que possuo, mas que ainda funciona e vai dando para o gasto.

O egoísmo a nível amoroso, onde é sempre bom receber, mas quanto ao dar... ás vezes é inato, não intencional, mas não deixa de o ser, e quanto a mim é perfeitamente corrigível, quando se está disposto a isso. Não custa muito dar, até porque tem um efeito boomerang, sendo que o que se dá com gosto, depressa retorna, até com mais leveza e rapidez. É uma questão de troca, a generosidade é o alimento deste jardim em potencial crescimento, embore não seja o antónimo do egoísmo, pode-se perfeitamente não ser egoísta mas também não ser muito dado a partilhas, mas uma vale mais do que a outra não acham?

o Egoísmo a nível fraternal, quando um pai ou uma mãe se matam a trabalhar para pôr comida na mesa, e os rebentos cospem no prato que comem, esquecem-se de que um dia irão passar pelo mesmo, assim como o contrário, filhos que se esforçam para mostrarem o que valem, mimam e acarinham os progenitores e de volta recebem frieza, dureza, chantagem psicológica e desvalorização...

O egoísmo em relação aos animais, criaturas que nos abraçam e envolvem de carinho á nossa chegada, sejam eles cães, gatos, pássaros, peixes, bem...peixes é um pouco mais complicado eh eh

mas que quando estamos sós eles estão lá, quando são pequeninos são uns fofinhos mas que quando crescem e dão trabalho ou sujam a casa, é sempre mais facil abandoná-los numa auto-estrada qualquer, dá-los e matá-los, seja de desgosto ou de fome,aqui o egoísmo roça a crueldade mesmo!

O egoísmo para mim é dos piores traços do ser humano,chega a ser repugnante, podem-me acusar de muita coisa nesta vida, agora de ser egoísta, venha quem vier, diga o que disser, essa pedra ninguém me atira!!! Sou refilona, mandriona, chata, impulsiva, babosa,dorminhoca, maluca demais,melosa,melga mesmo,mas egoísta não...não mesmo!!!

E para além do mais, com tanto de bom que se pode dar, sem ser preciso comprar, porque não aproveitar? que tal um sorriso oferecido, um simples perguntar a outra pessoa se ela está bem, um oferecer uma simples flôr a quem se ama, mesmo apanhada de um jardim, um aprtilhar de experiências boas e não apenas as más, não seria muito mais agradável?

Eu sou assim...

17 comentários:

ANTONIO SARAMAGO disse...

Minha Querida Amiga,tantas verdades que aqui expões, tantas certezas (disto)e incertezas( daquilo)pena é que nem toda a gente saiba ser como o deveria sempre ser, ou atér nunca saberão se-lo, mas isso é o que menos importa, cada um faz figura por si e desde que saibamos que estamos a fazer o melhor, é cagar e andar para as conversas dos outros.
Tens um diabinho em casa, mas é fruto teu e tu vais saber levar a cruz ao calvário.
O Egoismo é uma doença tão grande!!!!Das mais maléficas que existem e uma coisa que não se consegue alterar na pessoa, por muito que se tente.
Agradeço o teu Reconhecimento e tal como tu ODEIO o Egoismo, já o mesmo não posso dizer do Péssimismo, pois sou muito isso.
Eu sei quanto lutas, quanto adoras as tuas GUERREIRAS e por muitas malandrices que te façam, sei que estás sempre com um sorriso para elas.
Quanto ao Egoismo de terceiros e pelo qual te sentes atingida, nada mais eficaz que o desprezo.
Sobre o Egoismo de outras pessoas a que te referes e que sei quem são, aí...Já terás de ter um pouco mais de condescendência porque afinal o SANGUE é do mesmo.
Interessante Narração, minha sempre querida amiga.

Alguém disse...

És assim, e muito bem. Vemos egoismo imensas vezes, todos os dias e em variadíssimos lugares... Muitas vezes, o melhor é até deixar de dar importância e preservar quem sabemos que não vai falhar... Pelo menos é assim que consigo lidar com isso.

beijinho

antonio ganhão disse...

"Eu sou assim." Ui! Que egoismo! ;)

Como sou um pouco egoista, não consigo comentar convenientemente este post...

XS disse...

Mais uma vez, no teu melhor... E deixa-me dizer-te que subscrevo inteiramente o teu post. Hoje em dia há mais egoístas que altruístas.
Beijinhos e as melhoras:)
PS: acho que ia gostar de te conhecer

PB disse...

Cara sonhos/pesadelos, mais um excelente texto o teu. O egoísmo é de facto um dos piores defeitos que um ser humano pode ter.
Convido-te a leres um post futuro que vou colocar no meu blog com o título "sinal vermelho". Penso que vais gostar de ler.

Beijocas e bom fds

Mi disse...

"O ser humano é simplesmente fantástico e complexo" e, a partir desta frase, fiquei cheia de vontade de ler o resto, não estivesse quase a chegar a meia noite e, que nem quebra-nozes, tivesse eu de ir para a caminha.

O curioso é que eu publiquei um texto sobre "Egoísmos" e agora vim aqui parar ao teu blogue com um texto do mesmo tema... Interessante!

Boa noite.

JE disse...

Obrigado pela referencia no texto.
Só sei ser desta forma, verdadeiro.
O egoismo não entra no meu conjunto de valores, muito pelo contrario.
Subescrevo tudo o que escreves-te. Em relação ao egoismo e a quem o pratica, o tempo vai encaregar-se de lhes mostrar se fizeram bem em o ter como "virtude".
Um beijo...

Green Eyes disse...

Que coincidência!!

Vim "visitar-te" após a tua visita ao meu canto e não é que leio logo um post sobre aquilo com que arrematei o meu...

Por isso só te posso dizer que mais do que concordar com o que dizes, adorei a forma como o disseste.

Beijinhos

Anónimo disse...

às vezes um abraço é quanto basta para fazer alguém feliz e abraçamos tão pouco...
Gostei do texto e gosto dessa maneira de ser, desse gosto de partilha tão arredado dos nossos costumes de seres gregários e ao mesmo tempo solitários.
Olhamos demasiado para dentro de nós e esquecemos, com frequência, que do outro lado está um ser igual a nós. Com as suas diferenças, com os seus hábitos, os seus defeitos e virtudes mas iguais na sua essência.
Não admira que a humanidade caminhe para o precipício!
Bejo.

PB disse...

Fantástica música que aí tens!m Uma das minhas preferidas!

Beijocas

José Leite disse...

Tens razão, de facto o egoismo medra como erva daninha nesta seara quotidiana.

Mas há que o ultrapassar e olhar mais longe, voar mais alto, saír deste baixo astral que esse egoísmo nos provoca...

Bons «pensamentos» e... bons «sonhos?...

sonhos/pesadelos disse...

António, o egoísmo faz parte de todos nós, mas há quem use e abuse dele, isso é que me enerva...lol
o meu diabinho é a maior fofura, o meu sol a queimar em tarde de Verão, mas é fogo!!!!!!!!!eh eh eh
bjs endiabrados

Alguém, se há coisa de que me orgulho é de não ser egoísta, por vezes sou é babosa demais! tenho de lidar com isso e mai nada!!! ninguém é perfeito...
bjs endiabrados

António O Implume, olha que poucos adimtem...os meus parabéns!!!
bjs endiabrados

XS, o altruísmo caiu em desuso, com pena minha, é mto mais gratificante para ambos os lados.quanto ao me conheceres te digo que teria o maior prazer, te garanto que boa disposição não me falta eh eh eh
bjs endiabrados

Pedro Barata, obrigada por teres gostado, e com certeza que irei ler, assim como todos os teus posts.
bjs endiabrados

Mi, obrigada pela visita e vou visitar o teu também, quem sabe um ponto de vista diferente não completa o meu?
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

JE, franco como niguém e generoso na mesma medida. A referência é sentida, assim como as outras feitas,esperemos que as facturas do egoísmo sejam pagas em vida,assim como doem a quem as recebe,devem ser cobradas igual.
bjs endiabrados

Green Eyes,obrigada pela visita, e tinha acabado de pôr o post no meu kd fui ao teu e tb achei uma coincidência engraçada hihi
volta que vou gostar.
bjs endiabrados

Ticoteco, nos pequenos gestos é que a magia acontece e não nos grandes feitos, eu penso assim.um abraço vale mais que um perfume num aniversário por ex., um sorriso acalma quem sofre de solidão, um simples "GOSTO DE TI" afasta a sombra por momentos e perdura na memória.mas o mal tb é quando cuidmaos demais dos outros e nos esquecemos de nós mesmos...
bjs endiabrados

Pedro, a musica é de facto linda...adoro.
bjs endiabrados

Rouxinol, há que olhar em frente sim, e só assim se progride, o que não nos mata torna-nos mais fortes!!!mas não deixa de magoar e acertar bem no alvo...
bjs endiabrados

Ricardo disse...

OI vim lhe agradecer o comentário que me fez ao meu blog sobre o post "nuvens negras, anjo negro", fuquei muito contente mesmo..

gostaria de aprveitar pra te convidar a ser seguidora do meu blog...a opção fica logo abaixo do post.. !!!

super beijus

grato

ricardo praça
www.forcadeexpressao.com

Anónimo disse...

o eoísmo tem tendência a tornar-se cada vez mais vincado. Vivemos na era do Eu Ldª, onde apenas intresa às pessoas aquilo que lhes diz respeito e nada mais.
As pax compensam isso aderindo em força a campanhas de solidarieddae, ma na maioria dos casos, isso não passa de atitude farisaica com que pretendem lavar a conciência.
Ui, desculpe lá este negativismo todo, mas é o qe relamente sinto.

Anjo Negro disse...

Egoísmo …
Que palavra horrenda …
Bem, tu sabes como deliciar uma pessoa …
Sou TUA AMIGA SIM …
E tenho o maior prazer deste mundo em dize-lo e escreve-lo …
Tenho a Felicidade de também conhecer o JE e o Conhecer, e tens toda a razão, são pessoas lindas e limpas … Desculpa, só agora ter vindo ao teu cantinho, mas tu sabes que a coisa não tem andado nada fácil …
Infelizmente a vida está cheia de pessoas mesquinhas e pequeninas … Apenas espero que a vida não nos castigue com a presença delas …
Não é com cabeças novas que as coisas mudam, é com o coração ...
Beijos do TEU Anjo Negro

Vanessa V. disse...

Sempre no teu melhor. Gosto tanto de te ler!