segunda-feira, 23 de março de 2009


Estava eu em cima de uma cadeira, de cilit bang numa mão e um pano que tinha ganho como prémio o exaustor na outra, quando a minha guerreira aparece ao pé de mim em cuecas só, sim porque o descascar dela nem amendoim aguenta, e grita assim:

- Mamã, mamã, já sei dizer maidoinese!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ia caindo da cadeira de tanto rir, bem me esforçei por não o fazer e corrigi-la como mandam as regras, mas foi mais forte que eu.. Uma menina ladina, toda desgrenhada porque penteados não é com ela,vir naqueles preparos e com uma vitória furada na voz foi demais para uma mãe só!


Lá me contive e expliquei pela milésima vez que maionese não é maidoinese, assim como garfo não é grafo, enfim, e olhem que ela não é nada espanhola a falar, explica-se até bem demais,mas como qualquer criança de quatro aninhos há certas palavras que eles teimam em deturpar, mas se mesmo os adultos o fazem, porque será assim tanta perfeição exigida às crianças????

Há quem diga róbio, móven, xalxicha,stander,pírula (a minha gerente acha que é assim, o que dizer?)entre outras, por isso tento não ser exigente com ela, acho que há-de ter tempo mais que suficiente para aprender a dizer maionese, não vai dizer maidoinese com quarenta anos, pois não???? Ou será que vai? Humm..

O que me leva a algumas questões que considero importantes, mas tal como digo aos que me conhecem, eu não sou normal, senão vejamos:

- Manuel, não se sente aí querido! Não vê que assim suja a indumentária???? - Ou: - Martim, acha bem andar a mexer na terra? Que horror! Cresça Martim, cresça! - Para mim aqui tem logo duas vertentes de caras que não gosto mas cada um é como é, certo? Tratar uma criança por você? Que raio de aproximação e intimidade terá aquela criança com os seus pais? Imagino um abraço sentido realmente... - Vá querido, ande cá, mas não amarrote o meu Channel sim???


A outra coisa que me irrita é uma criança não poder brincar porque se vai sujar. Não haverá uma máquina de lavar em casa? E mesmo que não a haja, privar uma criança às poucas coisas que pode e tem direito de fazer por ser exactamente uma, acho cruel... Claro está que as minhas filhas não se arrastam em poças de lama, mas não hão-de brincar porquê? Vão brincar quando crescerem? Quando tiverem 30 anos é que vão rastejar na terra e andar nos parques a arrojo? Não me parece... Havia de ser bonito sim, uma série de engravatados e executivas a brincar às casinhas e aos piratas no jardim da empresa no intervalo para o café.


Confesso que sou condescendente até demais com elas, mas porque tenho em mente uma coisa que nunca vai mudar, enquanto a Humanidade existir. A fase mais curta e mais importante da nossa vida é a infância! É nela que moldamos a nossa personalidade, é nela que nos é permitido brincar, desarrumar, fazer birras, espalhar gelado pela blusa novinha em folha e depois fazer um sorriso Pepsodent à mamã, e que passa a correr.... Uma criança em contacto com a terra, com a natureza, uma criança que conta à mãe e ao pai que viu uma borboleta e caiu para a apanhar sujando-se, mas que conta com um vibrar contagiante, não será mais feliz? Não terá ela mais bases assentes na felicidade, na descoberta e partilha com os progenitores do que uma confinada a um banco imaculadamente sentada mas triste? É como o anuncio do Skip, "é bom sujar-se".


Seja maionese ou maidoinese, grafo ou garfo, copo ou poco, é uma criança, que sente mais falta de uma boa risada do que um raspanete porque não disse a palavra correcta. Perdemos tanto tempo com as dificuldades e adversidades da vida, que nos esqueçemos que já fomos uma em tempos, e que ainda a temos cá dentro...


Por isso vos digo: Viva a maidoinese!!!!!!!!!!!!!!!!!

17 comentários:

JK disse...

Oii
Olha eu aki incomodando rsrs
Seguinte.. to divulgando meu blog
' Os pensamentos voam
' SIM, MINHA FORÇA ESTÁ NA SOLIDÃO. NÃO TENHO MEDO DE CHUVAS TEMPESTIVAS, NEM DAS GRANDES VENTANIAS SOLTAS, POIS EU TAMBÉM SOU O ESCURO DA NOITE.. OLHANDO PRO HORIZONTE, ESPERANDO A LUZ ME ENCONTRAR.. '

Da uma passadinha la ?
Valeu pela atençao
Beijooo

.

JK disse...

Oii
Olha eu aki incomodando rsrs
Seguinte.. to divulgando meu blog
' Os pensamentos voam
' SIM, MINHA FORÇA ESTÁ NA SOLIDÃO. NÃO TENHO MEDO DE CHUVAS TEMPESTIVAS, NEM DAS GRANDES VENTANIAS SOLTAS, POIS EU TAMBÉM SOU O ESCURO DA NOITE.. OLHANDO PRO HORIZONTE, ESPERANDO A LUZ ME ENCONTRAR.. '

Da uma passadinha la ?
Valeu pela atençao
Beijooo

.

No Reino do Infinito disse...

Ai Sonhos/Pesadelos, só o sorriso com que me deixaste e as gargalhadas que já dei valeram para ganhar o meu dia. Tens tanta razão e olha, sou assim "não normal" como tu, não sou ainda Mãe mas penso o mesmo acerca de todas as tuas afirmações, ora bolas, vá-se lá entender os "benzocas" que um filho não é o mesmo que a "tia" amiga lá de casa, o mesmo se passa com aquelas mães doidas que ficam possessas de cada vez que vêm uma nódoa só porque a miudagem resolveu fazer aquilo que melhor sabe: Brincar!
Devíamos era continuar a brincar sempre, devia ser obrigatório não perder essa faceta!
Beijocas bem animadas, a tua guerreira deve ser um máximo, como a Mãe dela! Parabéns

Karlytus disse...

heheheheh brutaaaaaaal!! :)

eu qd era caninito tb passei por isso.. ainda me lembro de duas:

"figoisco" em vez de frigorífico e "plaia" em vez de praia..

beijinhos bem dispostos!! :)

Alguém disse...

Viva a maidoinese!!!!! sim, senhora!!!
jasus, como eu era quando era criança! É que andava sempre coberta de terra ou toda verde, das ervas e relvas e eu sei lá mais o quê! pelo menos a minha mãe só se passava quando eu rasgava a roupa, porque, na maioria das vezes, era sinal que me tinha magoado...
Ma sé tão bom ser criança, como o que essa idade tem!!
Porém, eu acho que elas devem ser corrigidas. Faz parte do processo de vida, é uma ajudinha na evolução...

beijinho :)

Skywalker disse...

Já tinha saudades tuas. Fazes-em sempre rir com as aventuras das tuas guerreiras.

Beijokas

Green Eyes disse...

adorei...

mas olha que a ideia de executivos a brincar no intervalo do almoço não é mal pensado...;)

eu adoro ouvir a minha sobrinha dizer "pizarat" :)

beijinho

Milésimo disse...

E finalmente o regresso das histórinhas que nos fazem rir.
As tuas Guerreiras e o meu Pirata devem fazer cá uma tripla de sucesso! As coisas que o meu filho diz com 4 anos!
Tal como Figuiquico ou amaiélo ou ainda quando canta: "O meu chapé tem tês bicos..."
Mas mais engraçado ainda é que na
creche onde ele anda, tem uma professora que lhe dá aulas de Ingles, então imagina uma criança a dizer as cores nessa lingua, com sotaque criancês...
Mas diz as cores todas.

Blue=Bilou
Black=Bulék
Pink=Ping
Yelow=Yéló
Green=Guerín
Red=Réde
E mais que agora não me lembro mas é de fazer doer a barriga de tanto rir.
Acho que dava para fazer um blog com as coisas que ele diz e faz.

Hum!! Vou mesmo pensar nisso.

Um brinde a esta idade rica em gargalhadas.

Beijos de caramelo

JP disse...

Dos melhores textos que li ultimamente sobre maionese. :)

(mais a sério, está lindo este texto. Parabéns e obrigado)

Å®t Øf £övë disse...

Temos que ter a capacidade de deixar as crianças serem crianças enquanto podem, porque afinal essa fase de tanta pureza, bondade, e ingenuidade dura tão pouco...
Bjs.

Rafeiro Perfumado disse...

Deixem as crianças serem crianças, têm muito tempo para se "portarem bem". O que eu me rio quando ouço um pai dizer para o filho "sai já do chão!". Se calhar quer que ele voe, não?

Beijoca com maidonese!!

ANTONIO SARAMAGO disse...

Deixas-me ir brincar com os teus brinquedos?

sonhos/pesadelos disse...

Josi Keller, vou espreitar sim, obrigada pela visita ao meu blog.
bjs endiabrados

Karochinha, ainda bem que te fiz rir, assim não foi a unica, a minha guerreira é o máximo sim, já eu....pode-se dizer que sou um must pá!!!
ah ah ah
bjs endiabrados

Karlytus, plaia? boa pá!!!!! eh eh
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Alguém, relva????? era saborosa? não dês ideias ás minhas sim????? looool
tem de se corrigir sim, mas sem exagero, digo eu...
bjs endiabrados

Skywalker,diz lá que as minhas guerreiras não são o máximo...
bjs endiabrados

Green Eyes, e Macdonalds? essa é complicada...eh eh eh
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Milésimo, o chapé com tês bicos tem muito que se lhe diga...Yeló?????ah ah ah
bjs endiabrados

JP, espera até vir o dO KETCHUP...LOOOOL
bjs endiabrados

Art Of Love, essa é a minha questão precisamente...
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Rafeiro Perfumado, se for parente do Spider Man...looool
bjs endiabrados

António, deixo deixo!!!! Bora brincar aos cozinheiros? tenho uma faca de cozinha de meter medo...queres??????ah ah ah
bjs endiabrados

Salto-Alto disse...

LOOOOOOL! Viva a maidoinese mesmo!!!