quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Às vezes as pessoas perguntam-me se eu vejo as noticias, ao qual respondo: - Para quê? Para ver desgraças? Mais vale tar quieta pá! - Mas é claro que vejo sim, apesar de não mudar de opinião.

Uma pessoa liga a Tv e ouve o telejornal, e depara-se com noticias como a que deu no decorrer desta semana, de um menino, sim um menino de 13 anos a ser papá...

Com cara de 8 anos, que ainda deve pedir jogos de Psp aos pais e brincar com o sk8, já soube andar a brincar aos médicos. Até aí nada de anormal na sociedade de hoje em dia, mas se soube fazer algo que compete aos mais velhos, também deveria de saber o que é um condom, preservativo, contraceptivo, chamem-lhe o que quiserem. Ela por sua vez, ao contrário dele com cara de mais velha, não passa de outra adolescente que também andou a brincar aos médicos, e pelos vistos no plural mesmo, ou não aparecessem mais dois a reclamar paternidade. Saberão eles o sigificado dessa palavra?

Ao ver as fotos do miudo com a recém nascida no colo, até me arrepiei! Uma criança com outra criança para cuidar... Revistas a pagar fortunas por exclusivos, cheira-me que ainda hão-de aparecer mais futuros papás que mesmo que não tenham tido nada com a mãe de facto, até isso ser esclarecido, já os papás e mamãs deles encheram a conta bancária com isso.

Isto são situações que me deixam abismada completamente, e vindo de um Reino Unido que se auto intitula superior, com escolas melhores, universidades melhores, formações civicas a torto e a direito, e no entanto mais duas crianças geram uma outra! Passa-se o mesmo no nosso país, e não consigo entender como, não entra na minha cabeça.

Será falta de informação? Por favor... O que não faltam são alertas, campanhas de divulgação, isto a nivel do que se absorve do exterior. Não terão os pais destas crianças conversas ilucidatórias com elas sobre o assunto? Tudo bem, eu não a tive em miuda é certo, mas sempre tentei andar o mais informada possivel, e no que toca ao meu papel de mãe vou tentar ser o mais esclarecedora que souber e puder, afinal tenho duas guerreiras lindas em casa, compete-me a mim olhar por elas, abordar certos temas, desmistificar certos tabus, estar disponivel para que venham ter comigo e perguntar sobre tudo e mais alguma coisa,criar esse laço, e mesmo que eu não saiba, procurar saber para as alertar para tudo, mas mesmo tudo!!!

Qual será o futuro desta bebé? Ser criada pelos avós? A mamã vai deixar de estudar para tomar conta da menina? Terão ambos algum tipo de maturidade para isso? Acho isto tão triste....

Quanto ao facto de iniciarem a vida sexual tão prematuramente a meu ver, nisso nada se pode fazer, não andamos atrás deles 24h por dia, têm de ter a sua liberdade e individualidade, mas já que não podemos controlar isso, podemos sim informá-los de como o fazer seguro, sem correr riscos quer seja de uma gravidez precoce, quer seja a nivel de doenças, quer seja a nivel de não banalizar o próprio acto sexual.

Não digo com isto que se devem manter virgens até ao casamento, isso é uma parvoíce quanto a mim, mas tentar incutir-lhes alguma responsabilidade de tudo o que esse acto acarreta.

São crianças, a gerar mais crianças, a cortar as pernas ao futuro dos pais, de estudarem, de serem alguém mais na vida, e na altura certa e com a pessoa certa, aí sim, poderem gozar em pleno a meternidade, a chegada de um filho, é uma benção....

Adultos á força? Com certeza!

Crianças a gozar o processo de crescimento próprio? Nem pensar!

Dá que pensar não dá?


15 comentários:

antonio ganhão disse...

O maior drama é que apareceu outro miúdo a reclamar a paternidade do bebé!

Nem aos 13 se consegue mantê-las fiéis!

Mas gostei da tua reflexão.

No Reino do Infinito disse...

O único pensamento ou questão que me ocorre sempre que ouço/vejo este tipo de noticias é: são crianças,para elas é apenas mais uma brincadeira mas será só isso mesmo???
Não deveria ficar indignada mas existem tantas Alminhas que davam tudo para terem essa oportunidade tão fácil e gratuita de serem Pais e é tão injusto, no fundo é tão parcial!!!
Beijocas

Pepita Chocolate disse...

Lembro-me perfeitamente de pensar o mesmo que tu: uma criança a tomar conta de outra.
MEu Deus!

Bjs

Skywalker disse...

E pelos vistos prevenir é de borla nos centros de saúde dão pilulas e preservativos, basta pedir uma consulta de planeamento familiar.

Beijokas

Anónimo disse...

Dá muito que pensar, sobretudo por já terem aparecido mais dois jovens que dizem ter tido relações sexuais com a mãe do bebe!

A miúda aos 15 anos já tem mais andamento do que eu tinha aos 20!!!


beijinhoss

Green Eyes disse...

é talvez o reflexo da banalização de sentimentos, das relações de afecto e nunca serão adultos à força, não acredito que consigam sequer perceber o que isso é.

beijinhos

Anónimo disse...

hoje em dia ha cada vez mais crianças imaturas, mas os unicos culpados são os pais dessas crianças,por não lhes darem os devidos esclarecimentos em relação ao sexo,e sim deixarem-nos descobrir por eles próprios, por vezes tarde demais.
bjs

Alguém disse...

Dá pois. Não paro de pensar que são duas crianças a brincar às famílias com um bebé a serio... uma vida...
Também não concebo e fez-me uma confusão incrível ver a foto do bebés com os pais. Pais... enfim.

beijinho

Anónimo disse...

Olá! Infelizmente não é pela melhor razão que aqui venho hoje comentar. Queria só avisar que o meu blogue e o meu e-mail foram hackados. Neste momento não consigo aceder a nenhum deles e quem o fez tornou o meu blogue principal privado. Era só para avisar.

Beijinhos!

Salto-Alto

Å®t Øf £övë disse...

De certeza que este bébé só pode ser criado pelos avós, e espero que assim seja, porque se não for, temos com toda a certeza mais um bébé que se irá transformar num adulto completamente desiquilibrado. É por situações parecidas com esta, e outras, que há tantos adultos por aí assim.
Bjs.

Karlytus disse...

pois.. concordo.. e o pior é q estamos num mundo de modas.. de movimentos e de copiar ideias..

ou seja, na minha opiniao irão surgir mais casos destes nos próximos tempos.. pessoas sem escrupulos a tentarem aproveitar-se da situaçao.. pais?? nem mereciam carregar este nome.. mas a vida é mm assim.. e olha q isto n é novidade.. apenas hoje temos mais acesso à informaçao..

daí ficar bastante irritado com o facto de pagarem às crianças para terem a reportagem.. enfim.. é o dinheiro a fazer girar o mundo.. e tanta gente a morrer à fome..

Um beijinho azulinho pra ti!

sonhos/pesadelos disse...

António, é mais uma artimanha para sacar dinheiro,o que me preocupa é o futuro dos três...
bjs endiabrados

Karochinha, a tua indiganção é a mesma que a minha, pais desejosos de dar amor, carinho, educação que não podem e depois temos crianças a gerar outras...
bjs endiabrados

Pepita, nem mais!!!
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Skywalker, até compreendo que secalhar elas tenham vergonha de ir pedir, mas pedir não é roubar, roubar é que é vergonha, os pais é que deviam de os aconselhar! e assim roubam-se futuros...
bjs endiabrados

Korrosiva, e olha que há casos bem piores, miudas com 12 que deviam de brincar com bonecas, brincam com bonecos reais...
bjs endiabrados

Green Eyes, se nem crianças sabem o que é, quanto mais as responsabilidades de um adulto!
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Wolf, não teria dito melhor!!!!
bjs endiabrados

Alguém, é triste ver isto acontecer....antigamente culpava-se a falta de informação e acesso a contraceptivos, qual é a desculpa agora?????
bjs endiabrados

Salto-Alto, ainda bem que já está tudo resolvido linda. esfola o camelo bem esfolado!!!!!!!!
bjs endiabrados

sonhos/pesadelos disse...

Art of Love, e será que os pais vão tratar bem do bebé? espero bem que sim, para a sanidade da menina...
bjs endiabrados

Karlytus, há imensos casos desde desde o tempo antigo, mas por favor...hoje em dia? com a informação toda que há? e pagar para publicar como se fosse um acontecimento extraordinário????? lá que ele é isso é, mas pelos motivos negativos...
bjs endiabrados