quinta-feira, 27 de novembro de 2008


Digam lá se eu sou sortuda ou não!
Como o Natal está á porta, os meus fofos e amorosos rins decidiram presentear-me antes do tempo, com o quê? Com o quê? Com uma visita ás urgências, claro está! Desde sexta feira que eles insistiam para que eu aceitasse o bilhete, mas como sou teimosa e a prendinha não foi bem a esperada, apenas ontem e depois de gritarem cá dentro, decidi atender ao pedido deles.
Lá a custo enfiei-me na voiture e rumei ao SUB. Pelo caminho alguém achou que os faróis do meu Bugatti estavam a mais, e estava eu parada num semáforo,quando uma criatura se pôs a fazer marcha-atrás, para sair de cima do passeio onde estava estacionada. Uma condutora atenta quis que as luzes dela conversassem com as minhas, e por pouco que não me dava uma valente porrada! Mas como sou educada, chamei-lhe tudo e mais alguma coisa( eh eh eh por dentro claro, não sou assim tão bruta…).
Respirei fundo, e quando cheguei ao Serviço de Urgência Básico dirigi-me ao balcão e preenchi a ficha. Olhei em volta e tinha cerca de 15 pessoas sentadas, e pensei para comigo” é cedo ainda, 10h da manhã, pode ser que seja rápido”. Está bem está…
Não há duvida que são muito rápidos na chamada para a triagem, agora... depois das pulseirinhas lindas que são atribuídas é que é o caneco. Soube que haviam apenas dois médicos de serviço, mas também eram poucos para ser observados, seria de esperar uma fluidez, mas qual quê?!?!Enquanto aguardava ouvia os comentários de sempre, que o sistema é isto ou aquilo, quem tem conhecidos passa á frente, enfim o normal. Apesar de não me manifestar, em parte concordo com alguns deles, mas confesso que começava a perder a paciência… chegou-se a passar uma hora sem que chamassem ninguém!!! Como tento sempre ver o lado positivo da coisa e pôr-me no lugar dos outros, tentava arranjar desculpas mentalmente para o atraso, do género, “secalhar estão a atender alguém que tenha chegado de ambulância”, ou há casos bicudos, mas depressa me passava. Cada um que fosse chamado, depois de estar HORAS á espera, nem 10 minutos lá ficavam, e não haviam ambulâncias a chegar.

Quando finalmente chegou a minha vez, apanhei uma médica espanhola(que admiração!!!) muito simpática, e lá expliquei o que era. Depois das análises feitas, mandou-me esperar fora do consultório pelo resultado. Nisto quando dei por isso, entre a minha consulta atendia uma menina com Varicela e uma senhora com um pulso partido, que olhava para mim com cara de sofrimento, como que a pedir uma palavra de alento. Lá fui conversando com ela, porém sem paciência nenhuma confesso, e a pensar para comigo mesma, o porquê dela fazer as coisas daquela maneira. Então se assim era, porque esperavam as pessoas eternamente á entrada pela sua chamada??? o que estariam eles a fazer??? Spider no pc???começava a ferver já...

quando finalmente chegou a minha vez, não me diagnosticou nada que eu já não soubesse, eu queria saber eram as causas, sim???? Adiante... lá me recitou antobiótico mais os cuidados a ter em conta, e saí para voltar ao balcão, para que me passassem o atestado de presença. Estava eu a ser atendida, (diga-se de passagem por uma figura unica) quando uma idosa, sendo a primeira vez que ia ao SUB, se aproximou e perguntou á criaturinha se precisava carimbar a receita ou não. Se vocês imaginassem o tom com que a fulana se dirigiu á senhora...TEM QUE ESPERAR A SUA VEZ!!!!! QUE LATA QUE ESTA GENTE TEM!!!! META-SE NA BICHA!!!! MANIA DE PASSAR Á FRENTE!!!

Eu fiquei possessa!!! A coitadinha da senhora ficou tão envergonhada com tal forma de se expressar, que até corou...Eu claro está que não me calei!

- Ponto um, não é assim que se fala com o publico! - disse eu.

- Ponto dois, quando se está atrás de um balcão não se deve comer pastilha elástica!!!

- Ponto três, além de ser um balcão, não está numa boutique ou caixa de supermercado, está num local onde as pessoas vêm fragilizadas e esperam no minimo alguma cordialidade da sua parte!!!( não que os outros sejam menos dignos, atenção)

- Ponto quatro, dou a minha vez á senhora, que depois de horas á espera, levou com a sua indelicadeza!

Bem!!!!.... O caos estava instalado! Começou tudo a largar farpas em cima dela e de tudo... A minha intenção não era essa, mas caramba! Seriam maneiras de falar com alguém? E naqueles propósitos? Só sei que baixou logo o tom, depois de uma leve lembrança do Livro Amarelo..

Peguei nas chaves do meu 4 rodas, liguei o rádio bem alto, e depois de um valente esticão na via rápida com ele, lá me acalmei, aliás, é o meu calmante predilecto e infalível, com segurança claro.

Depois disto tudo, apeteceu-me oferecer umas prendinhas de Natal a alguém...

Uma, ao nosso Eng. Sócrates, que tal de um bilhete de ida e retardada volta ao SUB?

Duas, ao nosso Prof. Correia de Campos, que tal uma estadia idílica no Hospital de Faro?

Três, que tal umas horinhas de formação em Recursos Humanos aos que dão a cara por um serviço???

Mas depois de sonhar, lembrei-me de que não sou a Mãe Natal, e que vozes de burro não chega ao céu, por isso só me resta resmungar e calar!!!



17 comentários:

Last Lion disse...

Foste simpatica com a sra... oh se foste :P

Conheço alguem que reagia de outra maneira! hihihi

Beijokas

ANTONIO SARAMAGO disse...

Esta Gaja anda muito saida da casca anda!!!
Já tou arrependido...
Bem! Que os Rins melhorem, que as doritas se vão e que os OVÁRIOS não inflamem!

Anónimo disse...

o que é "iludica"?

sonhos/pesadelos disse...

ups...idílica...sorry...corrigido...lol

antonio ganhão disse...

Que impressionante falta de reconhecimento demonstrada pela utente que escreve neste blog!

Então foi curada mesmo antes do diagnóstico e protesta?

Que andavam eles a fazer? Pois a curar os que aguardavam na sala de espera e sem os incomodarem, tss, tss...

Depois os velhinhos têm sempre a mania de passar à frente, não se deixe enganar!

JP disse...

Se fosse o Socas ele não ficava à espera, né? O Campos já não é o ministro da Saúde. O meu povo mandou-o embora. ;)
Muito digna esta menina, sim senhora!

Vanessa V. disse...

Foste deveras simpática para com a senhora. Quanto à reacção para com a idosa, acho que essa senhora da recepção esteve muito mal, tudo certo que cada um tem de esperar a sua vez na fila, mas tem de haver educação e respeito para com as pessoas... Cada vez está pior o Mundo...

Salto-Alto disse...

Fiquei com tanta pena da senhora! Sinceramente, dou-te os meus parabéns pela maneira como respondeste! Sim senhora!!!!

PB disse...

Rebentaste com ela! Ah grande mulher!!! As pessoas às vezes calam-se e consentem essa falta de profissionalismo de quem atende. Sim, é falta de profissionalismo!

Beijinhos

Anónimo disse...

É assim mesmo, pá. Eu também já não me calo a nada e olha que tem dado resultado.
Um dia fui com a minha pequenita ao dispensário, a fazer a prova da tuberculiana, ou lá como chamam a essa treta, e passados 20 minutos da abertura dos serviços estavam as mulas todas na conversa e o pessoal só fazia era soprar. Vou eu, levanto-me, fui até perto do guiché e berrei bem alto:
- Nós devíamos era ir ali dentro e correr com aquela cambada toda ao pontapé, em vez de estarmos aqui a secar. Somos nós que pagamos o ordenado a esta gentinha e se eles não querem trabalhar, vão prá puta que os pariu, que há muito quem queira.

Começou toda a gente a mandar vir, as tipas olharam umas para as outras e começaram logo a chamar. Passados 10 minutos estava cá fora.

Isto de comer e calar não leva a lado nenhum.

Anónimo disse...

Foi uma coisa que sempre me fez confusão: Tenho uma cadela que jamais morderia a minha mão, que a alimenta. Essas encomendas, a maior parte delas que aterraram nesses serviços por não saberem fazer uma pívia, comem pela nossa mão e estão sempre prontos para nos morderem.

Rafeiro Perfumado disse...

É assim mesmo, mulher, vão ser mal-educados com que os pariu! Só temo é pela tua segurança na próxima triagem, vais lá com uma unha encravada e sais de lá sem o rim! :D

Beijo!

mjf disse...

Olá!
Vim até ao teu espaço pela patita do rafeiro ;=)
Gostei
Voltarei

Beijoca
Bom fim de semana

Marco Rebelo disse...

está realmente um frio capaz de desfazer um rim...melhoras :)

Anjo Negro disse...

Oi minha Linda,
pois é, voltei ...
Não tenho vindo visitar os teus cantos, mas tu tambem sabes o porque ...
Mas dando continuidade aos comentários presentes!
Assim mesmo é que é mulher de fibra, agora imagina se estivesse-mos lá as 2? Mandavamos o Hospital abaixo!!! A parte do esticanço na nossa famosa A22, é que tem que ser discutida!!!
Agora vou ao Dreams!!Beijos Linda

Snoopy disse...

Tambem acho q tivest muito bem, que muitas pessoas não deviam estar no lugar onde estão, pois se não têm civismo e competencias para fazerem tal serviço que não o façam!!

Pois, tambem partilho muitas vezes das tuas tecnicas de relaxamento!!;)

tens um desafio no meu blog!

latidos ladrados

Skywalker disse...

Olá

É aprimaeira vez que aqui venho.
Gostei. Pela forma como escreves, vale a pena voltar.

Beijokas